UPAP Pedro Juan Caballero

Sede

A sede tem um edifício de três andares, com diversas salas de aula e capacidade para mais de 1.100 alunos. Possui também uma biblioteca e três laboratórios para prática: laboratórios de clínica médica, necrotério, histologia, microbiologia, química e anatomia. Em outro prédio, encontramos um laboratório de anatomia, um necrotério e uma clínica comunitária, três consultórios em uma sala de fisioterapia.

Nos laboratórios da área de saúde, os alunos poderão encontrar materiais e equipamentos de trabalho de alta qualidade para o desenvolvimento dos temas. Simuladores de mesas cerebrais modelos de esqueletos, simuladores de crânios, modelos anatómicos de várias partes do corpo, os simuladores de práticas de transfusão ou injeção, tanques de oxigênio, simuladores torsos, microscópios, cápsulas, placas de Petri, caixas cirúrgicas, estetoscópios, amostras de osso, entre outros.

A UPAP Pedro Juan Caballero assinou um acordo com o Ministério de Salud Pública y Bienestar Social, além de um acordo internacional com o Hospital de Bastos São Paulo – Brasil, que permite que os alunos de medicina realizar as suas práticas fora da instituição.

Cidade

Pedro Juan Caballero é a capital do departamento de Amambay, no Paraguay. Possui uma população com mais de 100.000 habitantes. Constitui uma conurbação com a cidade brasileira de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Seu nome homenageia um dos líderes da independência paraguaya, o capitão Pedro Juan Caballero. Situada a 467 quilômetros da capital do país via Calle 6000, a 596 quilômetros de Ciudad del Este e a 280 quilômetros de Salto del Guairá, a cidade é importante via de comércio entre o Brasil e o Paraguay, além de ser um importante centro turístico.

Clima

O clima é tropical. A temperatura média anual é de 22°C e a precipitação anual média é de cerca de 1 600 milímetros. Névoas são comuns na cidade geralmente desde a noite devido à altura da cidade. Dias nublados são mais frequentes no inverno, também são comuns chuviscos fracos, porém contínuos. De qualquer forma, não pode ser dito ter chuvas sazonais nesta cidade.

Turismo

A Avenida Internacional separa a cidade de Ponta Porã, no Brasil. É uma cidade turística de grande atividade comercial. Quatro línguas coexistem nestas duas cidades fronteiras: o castelhano, o guarani, o jopara e o português.

O Parque Nacional Cerro Corá, localizado a cerca de 40 quilômetros, é um dos seus pontos turísticos. O parque preserva a história da última batalha da Guerra da Tríplice Aliança (1864 – 1870), quando o marechal Francisco Solano López morreu lutando contra os brasileiros em 1 de Março de 1870, nas margens as cabeceiras do Rio Aquidabán.

Transporte

Possui um terminal de ônibus com saídas diárias a Asunción, Ciudad del Este, Buenos Aires e as principais cidades da região. Possui também uma rede de ônibus internos chamados urbanos ou linhas, de curto e médio curso ligando-o a todos as cidades do Departamento.