Estudantes de mobilidade da Região Autônoma do Chile visitam as instalações da UPAP

Como parte da experiência de mobilidade acadêmica, estudantes da Universidade Autônoma do Chile (UA) visitaram instalações da Universidade Politécnica e Artística do Paraguai (UPAP). 

O dia começou com uma visita à sede central da UPAP. No local, o reitor da Faculdade de Artes e Tecnologia, Arq. Oscar Ávila, fez um elato histórico e arquitetônico sobre o local. A atividade também contou com a presença da vice-reitora, Dra. Verónica Viedma, do Dr. Emiliano Estigarribia, reitor da Faculdade de Ciências Empresariais, além de diretores e representantes da instituição.

Posteriormente, a turnê foi estendida ao Centro de Inovação e Pesquisa, um projeto desenvolvido no âmbito da cooperação internacional entre as duas universidades. O Dr. Fredy Génez, diretor de Pesquisa, recebeu visitantes e detalhou o funcionamento do site, bem como o escopo do acordo entre as instituições.

O Hospital Universitário San Lorenzo (HUSL) também fez parte da série de visitas. Dr. Gerardo Fogel, reitor da UPAP, dirigiu-se ao público no hospital, algumas palavras para os participantes. "Para nós, é um prazer estender o acordo de cooperação com uma instituição de prestígio, como a Universidade Autônoma do Chile. Graças ao programa de Mobilidade Acadêmica, fortaleceremos ainda mais os laços entre as duas instituições ", afirmou.

Finalmente, a sede localizada na cidade de Ñemby, sob a responsabilidade do Sr. Alejandro Penoni, foi o último estabelecimento universitário visitado. O grupo de alunos conheceu as principais dependências do site e o modo como as atividades acadêmicas são desenvolvidas.

Deve-se notar que as vantagens do Programa de Mobilidade Acadêmica são múltiplas, permitindo o desenvolvimento de redes de troca de conhecimento que proporcionem soluções para os problemas das instituições participantes. Constitui também um dos principais exemplos da estratégia de cooperação educacional.